EIXOS TEMÁTICOS

 

O “IV Simpósio de Educação: Cotidiano, História e Políticas” pretende ampliar as discussões sobre educação por meio de seus 8 (oito) eixos temáticos que incluem:

 

Eixo 1. Currículo, cultura e práticas formadoras no cotidiano escolar
Serão apresentados neste eixo, os trabalhos decorrentes da história das disciplinas escolares; das formas de construção do currículo e sua relação com a cultura da sociedade e da escola; programas, projetos e práticas inovadoras que envolvam o currículo escolar, as metodologias de ensino, as tecnologias aplicadas à educação e as práticas escolares em seu cotidiano. 

Eixo  2. Educação Integral, Educação Libertária e Educação Popular em espaços escolares e não escolares
Neste eixo estarão reunidos os trabalhos resultantes de pesquisas sobre os diferentes modos de formação que envolvam práticas de educação integral e/ou em tempo integral, as práticas libertárias que se desenvolveram no Brasil ao longo da história e os movimentos de educação popular realizados em diferentes períodos da educação nacional, tanto na esfera pública quanto em âmbito privado. 

Eixo 3. Direitos Humanos: questões inclusivas, de gênero e etnia na educação brasileira
Neste eixo serão apresentados trabalhos que discutam as questões relativas à inclusão, à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos, assim como os estudos envolvendo as práticas escolares baseadas no multiculturalismo e no interculturalismo. 

Eixo 4. História dos movimentos sociais e instituições educativas.
Serão apresentados neste eixo, os trabalhos de pesquisa que tenham como tema a história dos movimentos sociais brasileiros e as relações que estabeleceram com a educação escolar pública, assim como as políticas e programas oficiais deles decorrentes.

Eixo 5. Políticas educacionais e contextos escolares.
Os trabalhos resultantes de pesquisas sobre ações, programas, projetos e políticas governamentais cuja ênfase recaia sobre a escola no que se refere às questões relativas à qualidade do ensino, avaliação interna e externa das instituições em todos os níveis e modalidades da educação, responsabilização, gestão democrática etc., compõem este eixo.

Eixo 6. Políticas, programas e projetos de formação docente.
Serão incluídos neste eixo, os trabalhos consequentes de pesquisas sobre ações, programas, projetos e políticas governamentais assim como iniciativas não governamentais, cuja ênfase recaia sobre as propostas e práticas de formação docente.

Eixo 7. Políticas educacionais, intelectuais de educação e pensamento pedagógico.
Neste eixo, serão apresentados os trabalhos que discutam as contribuições dos pensadores (internacionais e nacionais) que possibilitaram novos entendimentos sobre o papel do professor e da escola na contemporaneidade, bem como as políticas públicas decorrentes de suas ideias e o modo como suas concepções foram se configurando no cotidiano da escola brasileira.

Eixo 8. Métodos e fontes de pesquisa em educação.
Procura neste eixo, incluir os trabalhos que discutam ou apresentem as metodologias e as fontes de pesquisa que vêm sendo realizadas nos programas de graduação e pós-graduação no campo educacional, assim como os trabalhos que indiquem as expectativas em relação ao tratamento dado à Pedagogia como ciência da Educação.