NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS

As Sessões de Comunicação são abertas à apresentação de trabalhos de alunos e professores da graduação e da pós-graduação.

A apresentação é gratuita e garante certificados a todos que tiverem seus trabalhos aceitos e apresentados.

O tempo de apresentação é de 15 minutos para cada trabalho, havendo ao final, um debate com a participação dos ouvintes.

Para a submissão e avaliação dos trabalhos, os autores devem enviar os textos em formato de artigo científico, contendo resumo somente em língua portuguesa, palavras-chave (de 3 a 5 expressões) introdução, desenvolvimento (organizado em seções), considerações finais e referências bibliográficas, observando-se as seguintes regras:

1. O trabalho inscrito deve estar articulado com algum dos eixos temáticos do evento.

2. O trabalho poderá ter até 3 autores.

3. Cada autor pode submeter apenas um trabalho como titular.

4. Quando houver mais de um autor: apenas um dos autores será o responsável pelo envio do trabalho e administração dos dados relativos ao mesmo.

5. O trabalho deverá ser enviado em um arquivo único, no formato Word, contendo na primeira página o título, o eixo temático no qual se insere, o resumo do trabalho com mínimo de 150 e máximo de 300 palavras; deve ser apresentado em parágrafo único, com breves e concretas informações sobre o tema, a relevância/justificativa, o objetivo geral, a metodologia e os resultado(s) do trabalho quando concluídos ou a expectativa dos resultados quando em andamento; deve ser seguido de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave, separadas por ponto.

6. A partir da segunda página, conter o texto completo e ocupar o máximo de 30.000 caracteres (da introdução às considerações finais) ou total de 12 (doze) páginas, excluindo-se desse cômputo, portanto, o resumo, as palavras-chaves e as referências bibliográficas.

7. A formatação das citações e referências seguem, rigorosamente, as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

8. O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A-4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm.

9. Deve ser empregada fonte Arial, tamanho 12, exceto no título do trabalho (fonte Arial, tamanho 14), nas citações destacadas do texto (fonte Arial, tamanho 11) e notas de rodapé (fonte Arial, tamanho 10), com parágrafo justificado e recuo especial de 1,25 cm. O espaçamento entre as linhas deverá ser simples para o resumo, citações destacadas e notas de rodapé e de 1,5 cm no corpo do trabalho.

10. Na segunda página, o texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho em letras maiúsculas, em negrito, centralizado e com até 20 palavras.

11. Após duas linhas (espaços) do Título, devem aparecer os Nomes Completos dos Autores (um abaixo do outro), em fonte Arial, tamanho 12 (sem negrito), alinhados à direita e grafados somente com as primeiras letras maiúsculas, seguidos do endereço institucional (centro, departamento, núcleos, laboratórios, grupos de pesquisa etc.) e o endereço eletrônico (e-mail).

12. Alguns itens a serem observados na digitação dos textos: aspas simples para palavras com emprego não convencional; aspas duplas para citações de até três linhas, no corpo do texto; itálico para palavras estrangeiras, neologismos e títulos de obras e publicações.

13. Os textos submetidos são de responsabilidade dos autores e devem ser enviados após uma cuidadosa revisão da Língua Portuguesa.

Observações:

• Não serão aceitos trabalhos que estejam fora das especificações acima enunciadas.
• Não caberão recursos ao processo de avaliação e seleção de trabalhos.
• De modo a evitar o atraso na publicação dos Anais do Simpósio, não serão aceitos trabalhos fora do prazo especificado no cronograma.