Notícias


LANÇAMENTO DE LIVRO

Luiza Angélica Paschoeto Guimarães lança livro em Simpósio de Educação
 

Estará sendo lançado no dia 15 de setembro, durante o Simpósio de Educação: Cotidiano, História e Políticas, o livro de Luiza Angélica Paschoeto Guimarães “Pierre-Joseph Proudhon: apropriações e traduções de seu pensamento sobre educação”, publicado pela editora Câmara Brasileira de Novos Escritores, com prefácio de Ana Waleska P. C. Mendonça (PUC-Rio). 

O livro tem origem na pesquisa que resultou em tese de doutorado intitulada A Educação do trabalhador no Movimento Operário da Primeira República no Rio de Janeiro: apropriações e traduções do pensamento de Pierre-Joseph Proudhon, defendida no Programa de Pós-graduação em Educação do Departamento de Educação do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio, em 2014. Pretendeu analisar o pensamento de Pierre-Joseph Proudhon sobre educação e sua influência no contexto educacional do Movimento Operário do Rio de Janeiro, nos primeiros anos da República, por meio dos jornais publicados, à época.

No livro, Alexandre Samis (C. Pedro II) faz uma apresentação de Pierre-Joseph Proudhon na qual situa o filósofo no contexto da História e da Literatura Brasileira.
 
[Voltar]